Faz tempo que uso esse tempero, vi em uma revista de culinária mineira. Tenho sempre na geladeira pois dura muito tempo e serve para temperar, fazer molhos , sopas. É o meu quebra galho quando estou com pressa para preparar alguma comidinha.
Algumas sugestões de uso:
- temperar almondegas.
- fazer um vinagrete misturando o tempero com vinagre, azeite e um pouco dágua, acertar o sal.
- um molhinho simples para o filet. Na mesma frigideira em que fritei os filets , coloco uma colher de tempero mineiro, deixo fritar um pouco , junto iogurte desnatado natural e acerto o sal. Também pode ser feito com creme de leite ou somente com vinho branco deixando apurar um pouco.
- molho de tomate para espaguete; é só cozinhar bem tomate pelado juntando umas duas colheres de tempero para cada latinha de tomate.
- usar em saladas.
- fazer uma entrada passando manteiga no pão ou torradas , espalhar um pouco do tempero por cima e levar ao forno para gratinar levemente.
- usar para temperar bifes, e frango para cozinhar.
Ingredientes:
1 Pimentão vermelho pequeno
1 Pimentão verde
Salsa e cebolinha fresca
1 Cebola
8 dentes de alho
1 pedaço de alho poró ( opcional. Colocando a parte branca da cebolinha faz o mesmo efeito)
suco de 1 limão grande
1/2 xicara de azeite extra virgem
Sal
Bata no processador mas não deixe ficar muito picado, tem que deixar aparecer os pedacinhos. Eu , quando estou com paciencia corto tudo na faca japonesa, bem miudinho. Depois de misturar tudo, coloco um pouquinho de sal.