domingo, 15 de julho de 2012

TEMPERINHO MINEIRO





Faz tempo que uso esse tempero, vi em uma revista de culinária mineira. Tenho sempre na geladeira pois dura muito tempo e serve para temperar, fazer molhos , sopas. É o meu quebra galho quando estou com pressa para preparar alguma comidinha.

Algumas sugestões de uso:

- temperar almondegas.

- fazer um vinagrete misturando o tempero com vinagre, azeite e um pouco dágua, acertar o sal.

- um molhinho simples para o filet. Na mesma frigideira em que fritei os filets , coloco uma colher de tempero mineiro, deixo fritar um pouco , junto iogurte desnatado natural e acerto o sal. Também pode ser feito com creme de leite ou somente com vinho branco deixando apurar um pouco.

- molho de tomate para espaguete; é só cozinhar bem tomate pelado juntando umas duas colheres de tempero para cada latinha de tomate.

- usar em saladas.

- fazer uma entrada passando manteiga no pão ou torradas , espalhar um pouco do tempero por cima e levar ao forno para gratinar levemente.

- usar para temperar bifes, e frango para cozinhar.

Ingredientes:

1 Pimentão vermelho pequeno
1 Pimentão verde
Salsa e cebolinha fresca
1 Cebola
8 dentes de alho
1 pedaço de alho poró ( opcional. Colocando a parte branca da cebolinha faz o mesmo efeito)
suco de 1 limão grande
1/2 xicara de azeite extra virgem

Sal 
 
Bata no processador mas não deixe ficar muito picado, tem que deixar aparecer os pedacinhos. Eu , quando estou com paciencia corto tudo na faca japonesa, bem miudinho. Depois de misturar tudo, coloco um pouquinho de sal.




4 comentários:

  1. Gostei! Acho que vou fazer no processador, pois não tenho muita paciência pra picar. Meu pai é que tem! Ele pica tudo pequenininho pra minha mãe - fica ótimo e muito melhor, sem dúvida! Vim lá do Mosaico da Rejane. Marion, do blog Criações em família & cia.

    ResponderExcluir
  2. Hum.... adorei, obrigada pela dica. Adoro deixar temperinho pronto assim, para bife, frango, é super prático e facilita a vida.
    Beijinhos viu, vim através do mosaico!
    Mona...*

    ResponderExcluir
  3. Hummm adorei esse temperinho...deve ficar uma delícia.

    acabei de conhecer seu blog ali no mosaico da Re e vou dar mais uma olhadinha nele

    bjinhs rose jp

    ResponderExcluir
  4. Hum que delicinha esse tempero, adoooro essas misturas mineiras, dando pra sentir o sabor de tudo separadamente apesar de estarem juntos, prazer em estar aqui, bjs

    ResponderExcluir